Guerrilheiro Virtual

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

O lançamento de Serra-2014 através da 'trolagem' de terceiros

Captura da tela modificada com a imagem do maior interessado por trás dos ataques.
É claramente perceptível o estilo de campanha negativa, de desconstrução pessoal, tentada nas eleições de 2010, contra a presidenta Dilma, no artigo do "estoriador" Marco Antônio Villa no jornal Estadão.
O texto é irrelevante em seu conteúdo e nem justificaria perder tempo em comentá-lo, pois não passa de "trolagem" infantilizada, ou seja, agressões pessoais à presidenta, do tipo "feia, boba e malvada", para desestabilizar o bom debate político.

O que o torna interessante são as digitais do modus operandi inconfundível de José Serra fazer política: usar terceiros na imprensa demotucana para tentar desconstruir a imagem de adversários.

Villa é serrista até o último fio de cabelo. Há um ano atrás escreveu um artigo criticando, pasmem, FHC! O motivo? Acusava FHC de usar o "dedazo" para indicar Aécio Neves (PSDB-MG) como o candidato tucano a presidência em 2014. Villa agiu ali como um autêntico porta-voz de Serra, e na "trolagem" de agora parece repetir a dose.

Serra quer impor-se como "o mais preparado" candidato anti-Dilma e anti-Lula. Acha que larga na frente de Aécio Neves (PSDB-MG) e Eduardo Campos (PSB-PE), pelo efeito "recall" das últimas eleições. E acha que o desempenho de Aécio deixa a desejar. A "trolagem" de Villa pode ser lida como Serra preparando o terreno, o lançamento "triunfal" de sua candidatura.

Alguém já disse: "Os sábios aprendem com os erros dos outros. Os inteligentes com seus próprios erros". Pois Serra não se encaixa em nenhum dos dois casos, repetindo velhas fórmulas das derrotas que sofreu.

Villa e o Estadão não conseguiram eleger Serra nem para prefeito de São Paulo, diante do "poste" Haddad lançado por Lula. A irrelevância dos dois é muito maior quando a disputa é nacional. 

Do Os Amigos do Presidente Lula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”