Guerrilheiro Virtual

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Lula na comemoração dos 30 anos da CUT


Em discurso de comemoração pelos 30 anos da Central Única dos Trabalhadores (CUT), da qual foi um dos fundadores, o ex-presidente Lula  aconselhou  a CUT que organize seu próprio grupo de mídia, para não ter mais que procurar espaço na imprensa, e  lembrou o  ex-presidente dos Estados Unidos Abraham Lincoln (1809 a 1865)  que recebeu  críticas que  igauais a que ele recebe.

"Estou lendo o livro do Lincoln, e fico impressionado como a imprensa batia no Lincoln em 1860, igualzinho batia em mim. E ele não tinha internet para responder, tinha que esperar o telex", brincou Lula. Lincoln, que teve a biografia transformada em filme pelo cineasta Steven Spielberg, entrou para a história ao abolir a escravidão nos EUA e encaminhar a Guerra Civil Americana ao fim - ele foi assassinado antes que isso ocorresse.

Sobre a imprensa, Lula disse  que  os formadores de opinião  são contra pessoas progressistas  e tem  bronca dele por causa de seu sucesso e, agora, do da presidente Dilma Rousseff. "Essa gente nunca quis que eu ganhasse as eleições, nem que a Dilma ganhasse", afirmou.

O ex-presidente disse ainda que a mídia foi contrária as Diretas Já, movimento a favor do voto direto para presidente, e ao impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello, e que só passou a acompanhar esses dois acontecimentos depois que os movimentos sociais já tinham levado milhares de pessoas para protestar nas ruas.

Lula disse ainda que , houve uma mudança nos meios de comunicação. Antigamente, os formadores de opinião eram pessoas que falavam meia dúzia de bobagens na televisão. Depois de seu governo, os sindicatos e movimentos sociais contam com formas de comunicação próprias, como revistas, panfletos, blogs, sites e até uma emissora de televisão, a TVT.

Já estou na idade de parar de reclamar dos que não gostam de mim e não me dão espaço. Quantas vezes vocês já fizeram passeata em Brasília e não apareceram na televisão? Então por que a gente não organiza o nosso próprio espaço?", questionou Lula. "Temos uma arma poderosa, mas totalmente desorganizada. Em vez de ficar cada um falando o que pensa, temos que tentar formar um pensamento coletivo, mais unitário" disse Lula

No fim da tarde, o ex-presidente participou do 14º Encontro Nacional do Movimento Reintegração da Pessoa Atingida pela Hanseníase (Morhan) onde se encontrou com o governador Sérgio Cabral (PMDB) e com o vice governador, Luiz Fernando Pezão (PMDB)

Em São Paulo, também durante o evento da CUT, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, descartou a desistência da candidatura de Lindbergh. "Nós não estamos pensando em desistência dele, não. A candidatura dele é para valer", disse Falcão.

Segundo Rui Falcão, a tendência no atual cenário de pré-definição de chapas é que haja as duas candidaturas. "O quadro provável lá, inclusive em função da candidatura do deputado Anthony Garotinho (PR-RJ), neste período, é termos as duas candidaturas, a do Lindbergh e a do Pezão", disse.

Ele não , contudo, que os partidos venham a se unir em uma coalizão. "Se for possível no ano que vem haver uma convergência para uma unificação, é uma possibilidade."

Falcão disse ainda que os dois partidos têm legitimidade para lançar candidato próprio.

Se houver mesmo as duas candidaturas, disse Falcão, Lindbergh e Pezão devem se unir no segundo turno, caso apenas um deles passe para a segunda fase da disputa. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”