Guerrilheiro Virtual

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Mal-estar na Inglaterra não é de fachada. É real

:
Dados divulgados hoje mostram a maior queda no consumo de alimentos já registrada em quase dois anos na Inglaterra; vendas no varejo recuaram 1,3% em abril; imprensa inglesa, liderada pelo Financial Times, tem feito críticas sistemáticas ao Brasil, onde há pleno emprego; jornal aponta fuga de investimentos, mas realidade aqui é outra; para o ex-ministro José Dirceu, jornais de lá viraram "alto-falante da oposição brasileira"

247 – Duros críticos do modelo econômico brasileiro, os ingleses vêm caindo no abismo. Dados divulgados nesta quarta-feira 22 mostram que a Inglaterra registrou uma queda inesperada nas vendas do varejo em abril, liderada pela grande baixa na compra de alimentos, a maior em quase dois anos. Os números revelam ainda uma fraqueza continuada nos gastos do consumidor. No mês passado, o consumo teve uma retração de 1,3% comparado a março – quando caiu 0,6%, de acordo com dados oficiais de Londres.

No Brasil, enquanto isso, a queda das vendas no comércio varejista foi de apenas 0,1% em março, em comparação com fevereiro, de acordo com o IBGE. Apesar de os números de abril ainda não terem sido divulgados pelo Instituto, a expectativa já é bem mais animadora que a da Inglaterra. A grande imprensa no país, no entanto, representada pelo tradicional Financial Times, está empenhada em desferir ataques ao Brasil. Nesta semana, a tese foi de que o "bem-estar" vivenciado aqui é "fachada" (leia mais).

Em artigo publicado na última segunda-feira, o jornal britânico prevê a fuga de investidores do Brasil com a saída de Nelson Barbosa - número dois do ministério da Fazenda - da equipe econômica do governo em julho. "A saída dele será apenas mais uma desculpa para que investidores evitem um Brasil que já acreditam ser intervencionista", diz trecho do texto. O artigo afirma que foi visto com "preocupação" o anúncio de Barbosa de que deixaria o governo por "motivos pessoais".

A tal "fuga de investidores", porém, não condiz com a realidade dos fatos, como mostra nesta quarta-feira, no artigo "Sinais de vitalidade na economia", o jornalista Cristiano Romero, do Valor Econômico. "(...) operação realizada em maio indica que os investidores estrangeiros voltaram a olhar ativos brasileiros com interesse. Em apenas um dia, a Petrobras captou US$ 11 bilhões no mercado de dívida internacional", diz o texto. Segundo Romero, há "uma maior confiança dos investidores no país".

Imprensa inglesa virou alto-falante da oposição brasileira

A principal questão a se abordar aqui é: os ingleses, que tanto criticam o Brasil, tiveram uma queda inesperada no consumo e a maior no setor dos alimentos em quase dois anos. Isso é bem-estar? Para o ex-ministro José Dirceu, há uma explicação. "A imprensa britânica há muito tempo virou um alto-falante da oposição brasileira", defende ele, em artigo nesta terça-feira, depois de mais um ataque do FT que, "semana sim e a outra também, dá uma matéria ou editorial puxando para baixo nossa economia".

O ministro do governo Lula continua em sua resposta: "O fato é que em termos de investimentos, todos são afetados pela crise europeia. Soluções para a crise da Grã-Bretanha e da União Europeia (UE) o FT não dá e não tem, a não ser apoiar as políticas de austeridade impostas ao velho continente e que não deram certo até agora".

O petista lembra ainda que o "jornalão" está atrasado, em seu editorial sobre a farsa do bem-estar brasileiro, com relação à inflação e à confiança do consumidor. "(...) o comércio calcula um crescimento de 5% a 6% este ano, um número fantástico se comparado com os da Grã-Bretanha e da Europa. E entre nós a inflação já está em queda mês a mês. Os empregos aqui é que estão em alta, FT!", conclui Dirceu.

247 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”