Guerrilheiro Virtual

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Análise: Em cidade marcada pela informalidade, Sérgio Cabral parece viver numa bolha

O governador do Rio de Janeiro recebeu seu castigo na velocidade da internet - 'turbinado por altas doses de investimentos federais' – ele se voltou contra Lula e Dilma, inclusive tentando chantagear a presidenta dizendo que lhe tiraria o apoio e queria que o PT não tivesse candidato a governador, para eleger seu vice e manter o poder. Agora vê seu projeto desmoronar e busca, mais uma vez, a ajuda de Dilma Rousseff. Nada como um dia após o outro.

LETÍCIA SANDER

DO RIO
Papa no Brasil O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), não pode classificar de folclore a chamada "maldição" que, no anedotário político, acomete os governantes em seus segundos mandatos. Reeleito em 2010 com a maior votação ao cargo na história do Estado, ele foi a primeira liderança a se consolidar politicamente no Rio no pós-Brizola. 

Embalado num ambicioso plano de segurança pública e turbinado por altas doses de investimentos federais, Cabral recebeu mais de 5 milhões de votos. Tinha um discurso promissor. O Rio acabara de ganhar as Olimpíadas, e novas injeções de investimento entravam nas planilhas. Os ventos, no entanto, não demoraram a mudar. 

A onda de protestos que tomou o país no último mês vem tendo, no Rio, um tom cada vez mais personalista. Há nas ruas uma forte sensação de rejeição pessoal ao governador. O "estilo Cabral" parece ter cansado o Rio. 

Dos boatos sobre sua rotina na mansão em Mangaratiba ao gosto pelas viagens, sobretudo a Paris, um perfil da "boa vida" de Cabral começou a se desenhar no imaginário popular. A ele se somou uma série de denúncias, que teve o ápice na revelação da intimidade do peemedebista com empresários controversos. 

O empréstimo de jatinho de Eike Batista e a viagem a Paris com Fernando Cavendish, então dono da Delta, selaram o início de um calvário político. 

O golpe mais recente foi a revelação, feita pela "Veja", do uso de helicópteros do Estado no trajeto de seu apartamento à sede do governo, separados por menos de 10 quilômetros. A revista descreve que os helicópteros transportaram também os filhos do governador, babás e até o cachorro da família, Juquinha. 

Numa cidade marcada pela informalidade, em que o vice Luiz Fernando Pezão caminha sozinho quase diariamente pelo calçadão da praia, Cabral parece viver numa bolha. 

Às vésperas da chegada do papa, ele está quieto. Nas poucas entrevistas concedidas desde que o "Fora Cabral" tomou as ruas, Cabral culpou a oposição e sugeriu uma antecipação do jogo eleitoral. 

Ontem, em entrevista ao jornal "O Globo", coube a Pezão verbalizar, ao ser questionado sobre a origem dos protestos: "Você não está vendo? Não está vendo que é o Garotinho e o Freixo?" 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”