Guerrilheiro Virtual

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

“Eu ficaria orgulhoso de cumprir parte da sentença de Bradley Manning”

 bradley manning eua 

Bradley Manning denunciou crimes de guerra dos EUA (Foto: Divulgação)

Quase 4 mil pessoas se oferecem para cumprir pena no lugar de Bradley Manning. Justiça já diminuiu a pena máxima de Manning dos 136 anos iniciais para 90

Mais de 3 mil norte-americanos já assinaram uma petição intitulada “Eu ficaria orgulhoso de cumprir parte da sentença de Bradley Manning”. O soldado, que foi absolvido do crime de ajuda ao inimigo, mas considerado culpado de outras acusações, como roubo e espionagem, pode ser condenado a até 90 anos de prisão.

A petição, que precisa angariar 4 mil assinaturas, deve ser entregue ao Major General Jeffrey S. Buchanan, encarregado de rever a sentença depois que a juíza militar Denise Lind decidir qual será a pena de Manning, em um processo que pode levar semanas. Até a tarde desta terça-feira (06/08), quase 3.200 pessoas já haviam assinado.

Hoje, a juíza Lind diminuiu a pena máxima de Manning dos 136 anos iniciais para 90, por considerar que algumas das acusações pelas quais ele foi condenado deveriam ser fundidas, segundo informações da Al Jazeera. A sentença começou a ser analisada na semana passada e o processo deve durar, no mínimo, até sexta-feira (09).

“Se cada um de nós se dispuser a cumprir parte da sentença dele, isso traria atenção para a quantidade de tempo a que esse jovem foi sentenciado e, esperançosamente, reduziria sua pena”, está escrito na página inicial da petição.

Sua criadora, Charlotte Scott, escreveu que a iniciativa é importante porque Manning fez um “favor” à sociedade norte-americana ao fornecer informações “que o próprio governo não forneceria” e, por isso, ela estava “ansiosa para cumprir parte de sua pena”, que, se for dividida entre todos quatro mil peticionários esperados, se reduz a pouco mais de uma semana para cada um.
Homens, mulheres, jovens e idosos estão entre os que assinaram a petição. Alguns deixam depoimentos na página, como Gerry C., que considera que Manning não deve passar “tempo nenhum na cadeia” por ter tido “coragem de fazer a coisa certa”. Peggy L., de 68 anos, afirma que os EUA “estão em dívida profunda” com o soldado e, por isso, todos deveriam estar dispostos a cumprir parte da pena por ele.

Outras mensagens de apoio afirmando que os EUA precisam de “mais e não menos delatores” e que Manning “teve a decência de revelar provas da indecência do governo e dos militares” também podem ser lidas. Charlotte, a dona da petição, chegou a postar na página seu código postal para que pessoas estrangeiras que quisessem assinar pudessem fornecer um endereço válido no país.

Apesar de reconhecerem que as chances de a proposta ser aceita e a pena de Manning, realmente dividida, são muito pequenas, os peticionários afirmam que são sinceros ao dizer que cumpririam parte da pena por ele e consideram que a petição pode ser efetiva no sentido de pressionar os juízes que decidem a sentença e vão rever o caso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”