Guerrilheiro Virtual

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Pesquisa mostra que Dilma vence Eduardo Campos em Recife


A traição de Eduardo Campos (PSB) à Lula, trocando-o por Jorge Bornhausen, Marco Maciel e outros que queriam "acabar com a raça" do lulismo, pode fazer o governador sair menor do que entra nas eleições de 2014.
Um estudo coordenado pelo cientista político Adriano Oliveira, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), divulgado na quarta-feira (25), mostra que em Recife Dilma tem a preferência de 35,6% dos eleitores contra 34% de Campos.

O pesquisador testou o nome de Lula e a situação piora: 48,5% dos eleitores preferem Lula e Campos cai para 25%. A pesquisa ouviu 816 entrevistados em Recife.

Em outro levantamento feito em abril pelo pesquisador, em todo o Estado, 91% dos entrevistados consideram Lula o melhor presidente do país.

— Estamos à beira de um confronto entre o lulismo e o eduardismo. Como vai se comportar o eleitor quando Lula subir ao palanque ao lado de Dilma e contra Eduardo? A questão é como o eleitor vai tratar Eduardo, porque Lula é considerado por 91% o melhor presidente da história do país. — aponta Oliveira.

Outro complicador visto por Oliveira é a aliança de Campos com o DEM:

— Aqueles eleitores que se dizem de esquerda, que votaram historicamente em Lula e Dilma, mas que estão insatisfeitos, podem deixar de votar nele no momento em que ele se alia ao DEM. E isso é ruim também porque ele precisa do DEM por conta do tempo de TV.

Outro fator de risco, é a candidatura de Armando Monteiro (PTB) vir a ser apoiada pelo PT, colocando em risco uma vitória do PSB no governo. Há ainda uma expectativa de que o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, do PSB, deixe a legenda e componha a chapa encabeçada por Monteiro. A situação entre Bezerra e Campos ficou mais tensa depois que, a pedido da presidente Dilma, o ministro não deixou o cargo como havia ordenado o PSB.

Segundo Oliveira, Campos não pode perder para o PT em Pernambuco, sendo candidato a presidente. É decisivo na carreira dele. (Com informações de "O Globo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”