Guerrilheiro Virtual

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Pesquisa CNT/MDA: Dilma vence no primeiro turno

247 - A presidente Dilma Rousseff lidera a corrida eleitoral de 2014 com 43,5% dos votos, de acordo com pesquisa CNT/MDA divulgada na manhã desta quinta-feira 6. A petista venceria em todos os cenários.

O senador Aécio Neves (PSDB) aparece em segundo lugar na mostra, com 19,3% dos votos, enquanto o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), registra 9,5%. 

Na hipótese de disputar a Presidência da República contra a ex-senadora Marina Silva e Aécio Neves, Dilma aparece com 40,6% das intenções de voto. Marina registra 22,6%, e Aécio, 16,5%.

Em um eventual segundo turno, a petista também bateria os três adversários, com margem mais apertada numa disputa contra Marina Silva, atual aliada de Eduardo Campos no PSB.

Abaixo, reportagem da Agência Brasil sobre a avaliação do governo federal, que teve ligeira alta:

Aprovação do governo Dilma chega a 39%, mostra CNT

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O governo da presidenta Dilma Rousseff tem a aprovação de 39% da população, segundo pesquisa divulgada hoje (7) pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT). O índice é maior que o registrado na pesquisa anterior, de setembro, quando o governo teve avaliação positiva de 38,1%. A avaliação negativa do governo chega a 22,7% dos entrevistados.

O desempenho pessoal da presidenta foi avaliado como positivo por 58,8% dos entrevistados. O dado mostra estabilidade em comparação à última pesquisa quando o percentual foi 58%. O índice de desaprovação do desempenho pessoal de Dilma é 38,9%.

A pesquisa, encomendada pela CNT ao instituto MDA, mostra que, no caso de candidatura, a presidenta Dilma Rousseff tem 18,9% da intenção espontânea de voto. Em seguida, aparecem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (7,5%), Aécio Neves (6,7%) e Marina Silva (5,6%). Na pesquisa espontânea, não são apresentadas opções de possíveis candidatos.

Na intenção de voto estimulada, quando são apresentadas opções de candidatos, em cenário sugerido pela pesquisa para o primeiro turno das eleições, Dilma Rousseff tem 43,5% da intenção de voto, Aécio Neves tem 19,3% e Eduardo Campos, 9,5%. Em um segundo cenário apresentado aos entrevistados, Dilma Rousseff tem 40,6% das intenções de voto, Marina Silva, 22,6% e Aécio Neves, 16,5%.

Nesta edição, foram entrevistadas 2.005 pessoas, em 135 municípios de 21 unidades da federação, entre os dias 31 de outubro e 4 de novembro. A margem de erro é 2,2 pontos percentuais.

Edição: Talita Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”