Guerrilheiro Virtual

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Eduardo Campos confessa ser incompetente e despreparado

Na ânsia de ser mais demotucano do que Aécio Neves (PSDB-MG), o governador Eduardo Campos (PSB-PE) cometeu um ato falho que soou como confissão de incompetência, desconhecimento e despreparo.

Campos disse "Entregamos o Ministério das Minas e Energia a São Pedro", crítica que nem o mais urubólogo dos colunistas do PIG (Partido da Imprensa Golpista) chegou a esse ponto (muitos levantam "suspeitas" sobre a robustez do setor elétrico, mas nunca chegam a ser peremptórios).

Ora, é uma enorme mentira o que disse Campos. O Brasil tem sim uma matriz hidrelétrica importantíssima, mas hoje tem energia de reserva nas termoelétricas e a Petrobras extrai gás suficiente para supri-las, sem o menor problema. Além disso, hoje o sistema elétrico nacional está muito mais integrado com linhas de transmissão que permitem o transferência de energia das hidrelétricas de uma região para outra, quando os reservatórios de uma região estão baixos. Como o Brasil tem dimensões continentais, o período de seca no sul/sudeste é período de chuvas no nordeste e norte. Mesmo com a pior estiagem das últimas décadas não há risco de racionamento em 2014 e nem nos anos seguintes, pois em 2015 estaremos com um parque instalado das usinas de Rondônia em plena operação, o que deixa a situação bem mais confortável, e depois vem Belo Monte, além de parque eólicos e os outras fontes de energia em construção.

Veja o que diz o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim:


Essa declaração de Eduardo Campos além de tudo ainda é cínica, porque sua pretensa vice, Marina Silva, foi ferrenha opositora da construção de hidrelétricas com reservatórios de água maiores. Uma decisão por vezes ambientalmente burra, porque acaba obrigando a gerar energia menos limpa ao ter que ativar termoelétricas durante mais tempo ao longo do ano.

E o pior é que Eduardo Campos chegou a ser ministro da Ciência e Tecnologia por um breve período durante o primeiro governo Lula, por isso deveria demonstrar algum conhecimento sobre o assunto, em vez de falar besteiras. Neste tempo a presidenta Dilma era ministra das Minas e Energia, e já estamos há 11 anos sem problemas de racionamento. A competência e garra de Dilma, comparado à gestão apagada de Campos na Ciência e Tecnologia, levou o presidente Lula a escolhê-la como sua sucessora. Se Campos fosse mais competente e mais preparado, talvez pudesse ser escolhido.

Para piorar, ao ficar ressentido e com inveja da presidenta Dilma, Campos traiu Lula e cometeu o maior retrocesso que um político do campo lulista poderia cometer: virou demotucano, a ponto de declarar que apoiará Aécio Neves no segundo turno (se houver). Note bem: Campos, no segundo turno, apoiará o candidato de FHC em vez de apoiar a candidata do presidente Lula. Haja retrocesso.

Em tempo: Os jornalistas do PIG já anunciaram desde o governo Lula uns dez "riscos de racionamento" e nenhum deles aconteceu, porque a notícia sempre foi furada, mera exploração política, sem base na realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”