Guerrilheiro Virtual

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Joaquim Barbosa passou 19 anos no MPF sem denunciar a bomba do Riocentro

Curriculum de Joaquim Barbosa no STF mostra que ele esteve por 19 anos no MPF. http://www.stf.jus.br/arquivo/cms/sobreStfComposicaoComposicaoPlenariaApresentacao/anexo/cv_joaquim_barbosa_2010set15.pdf
Trinta e dois anos depois, o Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro denunciou seis pessoas pelo atentado a bomba no Riocentro ocorrido em 30 de abril de 1981 .
Os denunciados são:

- O general reformado Newton Cruz (na época era chefe da agência central do Serviço Nacional de Informações - SNI);

- O general reformado Nilton de Albuquerque Cerqueira (então comandante da Polícia Militar do Rio);

- O coronel reformado Wilson Luiz Chaves Machado, que dirigia o carro onde a bomba explodiu acidentalmente no colo de seu colega;

- O ex-delegado Claudio Antonio Guerra (apontado por responsável por prender pessoas falsamente ligadas à explosão).

- O general reformado Edson Sá Rocha (acusado de envolvimento no plano);

- O major reformado Divany Carvalho Barros (por fraude processual, pois admitiu ter apagado provas da cena do crime que pudessem incriminar os militares).

Passados 32 anos, é provável que a denúncia tenha efeito apenas moral, para registro histórico, já que a maioria dos denunciados já tem mais de 70 anos, e devem ser beneficiados com a prescrição.

É verdade que a denúncia ocorreu a partir de "fatos novos", ou seja, só admitidos recentemente. Mas uma pergunta não quer calar: O ministro Joaquim Barbosa esteve neste mesmo Ministério Público Federal durante 19 anos antes de ser escolhido para o STF. Por que não investigou?

Aliás, é um mistério os serviços prestados ao público por Barbosa nestes 19 anos de passagem pelo Ministério Público. Órgão encarregado de denunciar casos de corrupção e outros crimes, não há notícias de nenhum caso promovido por Barbosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”