Guerrilheiro Virtual

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

PETROBRAS RESPONDE NOTÍCIA MALICIOSA DO "ESTADÃO"



Esclarecimento sobre produção na Bacia de Campos

Do blog "Fatos e Dados", da Petrobras:
"Leia o nosso esclarecimento a respeito da matéria "Metade da produção da Petrobras na Bacia de Campos é de água", publicada no jornal "O Estado de S. Paulo", no domingo (23/02):

"A Petrobras informa que, ao contrário do que foi divulgado pela Agência Estado, graças ao bom gerenciamento dos reservatórios de petróleo, a empresa conseguiu manter o declínio natural da produção dos seus campos em produção na Bacia de Campos abaixo de 10% nos últimos dois anos. É importante lembrar que esse percentual de declínio é inferior [é melhor] ao padrão mundial de referência. Frisa, também, que o bem-sucedido trabalho de recuperação que a empresa vem desenvolvendo na Bacia de Campos conseguiu, em 2013, aumentar em 2% a sua eficiência operacional, o que equivale a aumento médio de 40 mil barris de petróleo por dia.

Esclarece, ainda, que as características dos reservatórios da Bacia de Campos exigem a injeção de elevados volumes de água para aumentar o seu respectivo fator de recuperação. O grande volume de água produzida a que se refere a matéria publicada pela "Agência Estado" resulta, portanto, do processo padrão e indicado de produção para reservatórios dessa característica, sem o qual o fator de recuperação dos reservatórios da área não passaria de 10% do volume de óleo original. Graças à água injetada, em alguns campos o fator de recuperação chega a alcançar mais de 50%. Injetar e produzir água, portanto, é gerir adequadamente esses reservatórios.

Além do grande esforço para manter os níveis de produção dos campos já em operação, duas novas plataformas já entraram em produção na Bacia de Campos – a P-55, no campo de Roncador, e a P-63, no de Papa-Terra. E entrarão, ainda este ano, outros três sistemas de produção nessa bacia: a P-58, no chamado Parque das Baleias, no litoral do Espírito Santo; a P-62, também em Roncador e a a P-61, também em Papa-Terra. Essas plataformas aumentarão a capacidade instalada da produção na Bacia de Campos em 680 mil barris de petróleo por dia."

FONTE: blog "Fatos e Dados", da Petrobras  (http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/esclarecimento-sobre-producao-na-bacia-de-campos.htm).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”