Guerrilheiro Virtual

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Livro sobre F-1 fala em malas de dinheiro e reforça necessidade da Globo mostrar o DARF na CPI

O livro "No Angel : The Secret Life of Bernie Ecclestone" (Nenhum Anjo: A vida secreta de Bernie Ecclestone) do jornalista investigativo Tom Bower fala de um episódio no Brasil do chefão da Fórmula-1.


Narra que Ecclestone fez um acordo direto com a TV Globo para ela patrocinar uma corrida no Brasil. A corrida ainda não fazia parte do campeonato mundial da FIA (Federação Internacional do Automobilismo). Seria só de exibição.

Ecclestone negociou com cada equipe o pagamento de um cachê.

Segundo o livro, a Globo só pagaria à Ecclestone após a corrida, com o dinheiro da renda do evento. O chefão assumiu o risco e a corrida foi bem sucedida. "Ecclestone collected the television money in cash and the team managers stuffed into briefcases" (Ecclestone coletou o dinheiro em espécie da [rede de] tv e o chefes das equipes de fórmula-1 rechearam suas malas).

O livro não mostra documentos, tampouco acusa de haver ilegalidades, coisa que não entra neste mérito, narrando o fato como mais um caso de esperteza nos negócios do chefão.

Mas a Globo foi autuada em 2006 a pagar R$ 615 milhões por sonegação de Imposto de Renda na compra de direitos de transmissão da Copa de 2002 da FIFA através de operações em paraísos fiscais, segundo a Receita Federal.

Como a Fórmula-1 também é um evento esportivo internacional, e uma empresa que faz planejamento tributário para um evento, costuma fazer para todos, a CPI da Petrobras deve pedir o DARF do Imposto de Renda sobre as remessas para pagamento dos direitos de transmissão da Fórmula-1 desde a época em que foi autuada.

Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”