Guerrilheiro Virtual

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Dilma: ‘Não estamos mais na época das vivandeiras’



Em entrevista exclusiva a CartaCapital ontem à tarde, Dilma Rousseff negou que tenha sido obrigada a acalmar os comandos militares por causa da nomeação do ex-chanceler Celso Amorim para o Ministério da Defesa. Sobre as notícias que relatam um suposto desconforto nas Forças Armadas, a presidenta perguntou: “É algo relevante?”. E completou: “Não é. Não estamos mais na época das vivandeiras dos quartéis. As Forças Armadas são disciplinadas. A subordinação do poder militar ao civil foi uma conquista da sociedade brasileira”.

A presidenta negou-se, porém, a comentar a maneira com que Nelson Jobim cavou sua demissão do governo. Em uma das raras menções indiretas ao ex-ministro, demitido na semana passada, afirmou que ninguém é ou pode se achar insubstituível. “Nem na monarquia era assim. Rei morto, rei posto”. Ainda a respeito da troca na Defesa, Dilma disse ter “certeza absoluta” de que Amorim será um extraordinário ministro e que sua gestão vai ser capaz de avançar na modernização tecnológica das Forças Armadas.
 
Em um dia não exatamente ameno (além dos desdobramentos da crise financeira mundial, a Polícia Federal havia prendido pela manhã o secretário-executivo do Ministério do Turismo por suspeitas de corrupção), Dilma Rousseff estava bem disposta. Fez piadas e brincou com seu desejo de ter sido pintora e não política.
 
A entrevista será publicada em duas partes. A primeira, com temas mais contingentes, sairá na edição de CartaCapital que chega às bancas a partir desta sexta-feira. A segunda, com análises de mais longo prazo, será publicada na edição especial de número 660, nas bancas a partir da sexta-feira 19 de agosto.
 
Sergio Lirio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”