Guerrilheiro Virtual

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Eleitor conservador prefere a seriedade de Haddad do que a picaretagem do Serra

Deu tudo errado na campanha de José Serra ao tentar roubar para si a bandeira do conservadorismo (aliás, um assunto deslocado dos problemas que precisam ser tratados nas eleições municipais).
Segundo a pesquisa do Datafolha, Fernando Haddad (PT) também venceria o tucano entre os eleitores conservadores. No fim de setembro Haddad tinha apenas 12% destes votos (a maioria votava em Russomanno). Hoje, ele ganha de Serra por 46% a 33% nesse eleitorado.

Certamente há várias explicações para isso mas, provavelmente, o principal motivo é Haddad tratar o eleitor com seriedade e respeito, enquanto a campanha de Serra beira a galhofa, irritando e ofendendo a inteligência do eleitor.

Serra errou e continua errando a mão ao atacar o adversário acima do tom. Quando a crítica ultrapassa os limites do bom senso, depõe contra si, pois começa a grudar em si próprio a pecha de mentiroso e falso.

Quando as críticas ao adversário beiram o xingamento, o eleitor vê como falta de argumentos e de propostas de Serra.

Quando a campanha de Serra desembesta para a baixaria, o eleitor começa a ver falta escrúpulos, e ambição pessoal desmedida pelo poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”