Guerrilheiro Virtual

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Mao e a Ley de Medios. A derrota do mensalão

Uma batalha frontal sem a Ley de Medios foi o maior erro.

- Por que o PT, os senadores do PT que se calam diante do Gilmar, o Lula, a Dilma não reagem às arbitrariedades do Barbosa … “Semi-aberto” vira prisão perpetua, o Genoino é torturado física e moralmente … Por que a imobilidade, a passividade ?

O ansioso blogueiro dirigiu a pergunta ao Oráculo de Delfos, de passagem por São Paulo.

- Você já leu o “Red Star over China” ? Aquele livro do primeiro jornalista ocidental, o Edgar Snow a entrevistar o Mao, lá por 1936, pouco depois da Longa Marcha ?

- Desculpe a minha infinita ignorância, caro Oráculo.

- Vou te explicar. Mao decidiu evitar grandes e decisivas batalhas contra Chiang Kai-shek. Nada de batalha frontal. A estratégia dele sempre foi a guerra de manobras, com recurso a guerrilhas.

- Desculpe, Oráculo, mas não o alcanço.

- Chego lá, meu filho. No combate frente a frente, todas as forças contra todas as forças do inimigo, Mao perdia. Era preciso evitar o tudo ou nada.

- E o Genoino, Oráculo, por favor.

- O mensalão foi perdido lá atrás.

- Sim, e o Mao ?

- Lá atrás, no primeiro Governo Lula. Ali, Chiang Kai-shek reuniu todas as suas forças. O que você chama – acertadamente, aliás – de PiG …

- Obrigado, Oráculo.

- De um lado estavam o PiG, o Ministério Público, a Justiça, a Polícia Federal e o Congresso conservador. Todas as tropas de Chiang Kai-shek.

- E o Mao, Oráculo ?

- O Mao não teria ido a esse combate, meu filho.

- Como enfrentar Chiang Kai-shek, então ?

- Antes disso, observe que sem a Ley de Medios era impossível enfrentar o avanço das tropas do Kuomintang. Agora, a batalha está perdida. O máximo que dá para fazer é levantar esse dinheiro do Genoino para demonstrar que ele não está sozinho.

- Mas, o que dava para fazer, lá atrás, segundo esses princípios do Mao ?

- Tinha que ter feito a Ley de Medios. Tinha que ter a opção fundamental, a análise correta das relações de força: o inimigo principal é a ocupação japonesa e seu instrumento, Chiang Kai-shek.

- Mas, talvez, nesse ponto, a Dilma tenha razão: as “forças produtivas”, o desenvolvimento da tecnologia, o Sisu, o ProUni, tudo isso vai substituir a Ley de Medios e esvaziar o poderoso batalhão da Globo Overseas.

- Over o que ?

- Deixa pra lá, Oráculo. Ela tem razão ?

- Não. Ela não leu o Mao …

- Como assim ?

- Chiang Kai-shek é muito poderoso com ou sem a audiência da Globo. Tem Chiang Kai-shek no Supremo, no Ministério Público, enrustido na Polícia Federal … No PMDB… A única forma de enfrentá-los é evitar o combate frontal. Ir para a manobra, a guerrilha, espaço por espaço, com a força demolidora de uma Ley de Medios que, aos poucos, manobra por manobra, mine a resistência do inimigo, enfraqueça seu moral.

- Mas, imagine que a Dilma no segundo mandato faça uma Ley de Medios.

- Duvido. Mas, se fizer, será o começo da vitória  na batalha do mensalão.

- Ué, mas ela não já está perdida ?

- Não, vai ser preciso ainda escrever a história do julgamento de exceção. E isso não pode demorar tanto quando demorou a recuperação do Jango. Tem que ser já.

- Quer dizer que o mensalão foi perdido porque o Lula enfrentou Chiang Kai-shek num combate frontal …

- E sem instrumentos de combate.

- Quais ?

- A Ley de Medios. E, ao lado da Ley de Medios, ações de guerrilha, de trabalho incansável em todos os cantos.

- E quem fará isso, a guerrilha ?

- Os blogs, o Facebook, o celular, a rádio comunitária e todos os mecanismos à disposição da liberdade de expressão. A Ley de Medios na frente e a guerrilha por trás.

- Você confia muito numa Ley de Medios. E se o Congresso esvaziar um eventual projeto da Dilma ?

- Basta mandar o projeto ao Congresso e abrir o debate. Levantar a tampa da panela quente, borbulhenta e deixar os Urubólogos, Mervais, os de múltiplos chapéus e Jabores saírem pelas bordas, com o calor… Põe o bloco na rua e faz barulho. Chiang Kai-shek vai dormir mal.

- Mas, isso é muito pouco para enfrentar as forças de Chiang Kai-shek aquarteladas no Supremo…

- Você conhece o fim da história do Mao contra o Chiang Kai-shek ?

- Sim, Mao derrotou o Japão, tomou o poder na China, e, com a ajuda dos americanos, Chiang Kai-shek foi governar a Ilha de Paquetá.

- Rapaz sabido …

Pano rápido.

Paulo Henrique Amorim 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”