Guerrilheiro Virtual

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

ÁFRICA DO SUL E BRASIL: PARCEIROS NO DESENVOLVIMENTO DE MÍSSEIS

míssil ar-ar “A-Darter”

A VISITA DE MERCADANTE À ÁFRICA DO SUL NA VISÃO DA DENEL

“O programa conjunto de desenvolvimento de mísseis entre a África do Sul e Brasil pode abrir a porta para futura [maior] cooperação na indústria de defesa. Talib Sadik, CEO do ‘Grupo Denel’, disse que a visita do Ministro brasileiro de Ciência e Tecnologia, Aloízio Mercadante, sublinha a importância do programa de mísseis ‘A-Darter’ para ambos os países. “Este é o próximo passo na relação entre as indústrias de defesa da África do Sul e do Brasil que vai crescer em importância e valor ao longo dos próximos anos”, diz Sadik.

A Presidente Dilma Rousseff esteve na África do Sul para a Cúpula do IBAS, convidada pelo presidente Jacob Zuma, e também com a presença do Primeiro Ministro da Índia, Manmohan Singh. Mercadante fez parte da delegação brasileira na Cúpula que começou na terça-feira passada (18 de Outubro).

Sadik diz que o ‘A-Darter’ foi iniciado em conjunto entre a subsidiária da "Denel", da "Denel Dynamics" e a Força Aérea Brasileira, em 2006. Este foi o primeiro programa de defesa de cooperação entre os dois países em termos do acordo trilateral do IBAS. O ‘ Ministro [sul-africano] da Defesa e dos Veteranos Militares’, Lindiwe Sisulu, descreveu o programa como “modelo de cooperação e desenvolvimento conjunto pela África do Sul e outras nações em desenvolvimento.”
http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.phpdatan=21/10/2011&page=mostra_notimpol)

O ‘A-Darter’ é um desenvolvimento que deve ser entregue para as forças aéreas sul-africana e brasileira no início de 2013. O míssil ar-ar de curto alcance será instalado nos caças Gripen e nos jatos BAE Hawk da Força Aérea da África do Sul. O ‘A-Darter’ já foi lançado com sucesso do Saab Gripen.

De acordo com Jan Wessels, CEO da ‘Denel Dynamics’, “o A-Darter foi projetado para ser um míssil extremamente ágil, capaz de manobrar com “G” elevados. Com massa inferior a 100 kg, o míssil é alimentado por motor- foguete com empuxo vetorado “.

Wessels diz que há apenas um punhado de países no mundo com as habilidades técnicas e capacidade de desenvolver esses mísseis de quinta geração. O programa ‘A-Darter’ oferece 200 empregos diretos (engenheiros altamente qualificados e pessoal de apoio técnico) dentro de ‘Denel Dynamics’, e até 1 200 empregos indiretos na indústria sul africana.

A visita ministerial será estímulo para [maior] cooperação futura entre a Denel e do setor da defesa brasileira. O Brasil sediará tanto a Copa do Mundo de 2014 como os Jogos Olímpicos de 2016 e está no processo de planejamento para melhorar as suas capacidades de defesa aérea. “O Grupo Denel e, em particular, a Denel Dynamics, com a sua capacidade comprovada na concepção, desenvolvimento e fabricação de mísseis –e sua forte relação com as empresas brasileiras– estará em posição forte para se beneficiar de possíveis oportunidades decorrentes deste processo”, diz Sadik.

A indústria de defesa é contribuinte vital para a manutenção da capacidade da África do Sul de fabricação avançada, que está indissociavelmente ligada à criação de conhecimento e desenvolvimento de tecnologia associada". “A Denel, como empresa estatal, está na vanguarda desse processo através de seus investimentos em curso em pesquisa e desenvolvimento, a sua colaboração com o Departamento de Defesa e clientes estrangeiros, bem como a comunidade mais ampla através da sua posição estratégica como desenvolvedora e fabricante de produtos de defesa nacional”, diz Sadik.

O programa de mísseis com o Brasil é parte de tendência crescente na ‘Denel’ a cooperar com parceiros estrangeiros no desenvolvimento de sistemas de defesa. A ‘Denel Land Systems’ está cooperando com parceiros no Sudeste Asiático no desenvolvimento de torres para veículos blindados. A ‘Denel Dynamics’ é responsável por programa conjunto com um país no Oriente Médio para veículos aéreos não tripulados e sistemas de munições guiadas com precisão. Essas oportunidades de parceria vão conduzir a criação de mais empregos na indústria sul-africana.”

FONTE: site “Poder Aéreo”. Transcrito no portal da FAB  (
[imagem do Google e título adicionados por este blog ‘democracia&política’].

Pesquisado do Blog
Democracia e Política

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”