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segunda-feira, 24 de outubro de 2011

KC-390 - FAB E EMBRAER BUSCAM MAIS EMPRESAS BRASILEIRAS

visualização do futuro avião cargueiro KC-390 da EMBRAER

’Workshop’ busca mais empresas brasileiras. Evento promove fomento e capacitação dos fornecedores da indústria aeronáutica nacional

“Cerca de 80 empresas brasileiras do setor aeronáutico participaram [semana passada] do ‘Workshop KC-390’, promovido pela Força Aérea Brasileira (FAB). Durante o evento, a "Embraer Defesa e Segurança" apresentou oportunidades de curto e médio prazo para a cadeia produtiva do jato de transporte militar e reabastecimento, em desenvolvimento para a FAB.

O principal objetivo do ‘workshop’ foi estimular a participação de empresas brasileiras como fornecedoras de peças, componentes, sistemas e serviços para o KC-390. O Índice de Nacionalização da aeronave, calculado pelos critérios do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), é estimado em 60%, chegando a 80% se não forem considerados os motores, que representam cerca de um terço do custo total da aeronave e para o qual não há produção nacional.
http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/3239/KC-390---Workshop-busca-mais--Empresas-Brasileiras) [tabela reformatada por este 'democracia&política' para adaptação ao software do blogger].
Pesquisado do Blog Democracia e Politica

A mobilização e o fortalecimento de toda a cadeia produtiva nacional, em consonância com as medidas governamentais refletidas na ‘Estratégia Nacional de Defesa’ e no ‘Plano Brasil Maior’, têm sido foco da FAB e da Embraer desde o início deste programa”,disse Luiz Carlos Aguiar, Presidente da Embraer Defesa e Segurança. “Com o apoio de diversas entidades públicas e privadas, temos envidado esforços conjuntos para estimular e viabilizar a participação de empresas brasileiras como fornecedoras do KC-390.”

Realizado no Parque Tecnológico de São José dos Campos, a 90 km de São Paulo, o evento contou com a participação da ‘Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial’ (ABDI), BNDES, da ‘Agência Brasileira de Inovação’ (FINEP) e do ‘Instituto de Fomento e Coordenação Industrial’ (IFI/DCTA/FAB). A ‘Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil’ (AIAB) e do ‘Centro para a Competitividade e Inovação do Cone Leste Paulista’ (CECOMPI) também estiveram presentes. Além de estimular o fomento e a capacitação da cadeia de fornecedores nacionais, o encontro também teve como objetivo incentivar as empresas a buscarem parcerias com fornecedores de outros países já contratados pela "Embraer Defesa e Segurança" para o programa do novo avião.

O KC-390 é o maior avião já construído pela indústria aeronáutica brasileira e estabelecerá [no mundo] novo padrão para aeronaves de transporte militar médias em termos de desempenho, capacidade de carga e avançados sistemas de missão e de vôo, como o ‘fly-by-wire’. O programa de desenvolvimento representa importante oportunidade para capacitar e melhorar o nível de prontidão tecnológica das empresas nacionais que pretendam tornar-se fornecedores da Embraer, ou mesmo atuar como subcontratadas de fornecedores estrangeiros já selecionados.

Países e Empresas e itens já selecionadas para o KC-390:

EUA:

-Rockwell Collins; Aviônicos Pro Line FusionTM;

-DRS; Sistemas de movimentação de carga e lançamento aéreo (Aerial Delivery System - CHS/ADS);

-GOODRICH CORP; Atuadores elétricos reserva dos hidrostáticos (EBHA), atuadores eletrônicos e controles elétricos para o sistema primário de comandos de vôo;

-Consórcio Liderado pela americana P&W: International Aero Engines AG (IAE); Motor V2500-E5 ;
 
Alemanha:
 
-Liebherr; Sistemas de controle ambiental e da pressão da cabine;

Inglaterra:

-Esterline; Sistema de automanete;

-COBHAM; Pods de reabastecimento em vôo;

-BAE SYSTEMS; fornecimento de hardware, software embarcado, projeto de sistemas e suporte à integração dos eletrônicos para comandos de vôo;

França:

-HISPANO-SUIZA; Sistema Emergencial de Geração de Energia Elétrica (EEPGS);

-Messier-Bugatti-Dowty; Sistemas de rodas, freios, retração e extensão do trem de pouso, e conjunto hidráulico do controle direcional em solo;

Itália:

-SELEX GALILEO; Sistema de radar de missão;

Brasil:
 
-ELEB; Trem de Pouso;

Brasil/Israel:

-AEL Sistemas; Computador de Missão.

Países; Empresas que Participam do Desenvolvimento; quantidades de aviões já formalmente pretendidos para as respectivas Forças Aéreas:  

Argentina: FAdeA; 6 Aeronaves

Portugal: OGMA; 6 Aeronaves

Colômbia: Colombian Aeronautics Industry Corp; 12 Aeronaves

Brasil: EMBRAER; 28 Aeronaves

República Tcheca: Aero Vodochody; 2 Aeronaves

Chile: ENAER; 6 Aeronaves

Total: 60 aeronaves

FONTE: site “DefesaNet” 
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