Guerrilheiro Virtual

sábado, 10 de dezembro de 2011

Irã protesta na ONU contra avião-espião dos EUA

DA REUTERS, EM NOVA YORK  
A missão do Irã na Organização das Nações Unidas disse na sexta-feira que fez uma reclamação ao Conselho de Segurança por uma aeronave norte-americana não-tripulada que, segundo a República Islâmica, voava sobre o leste do país antes que os militares tomassem uma "ação de força" contra ela.

"Tenho a honra de chamar a atenção para as operações provocativas e secretas do governo dos Estados Unidos contra a República Islâmica do Irã, que tem aumentado e se intensificado nos últimos meses", disse o embaixador do Irã na ONU, Mohammad Khazaee, em carta ao Conselho de Segurança.

Um avião espião não-tripulado RQ-170 dos Estados Unidos violou o espaço aéreo do Irã, argumentou Khazaee em sua carta enviada ao presidente do Conselho de Segurança, o embaixador russo Vitaly Churkin, com cópia ao secretário-geral da entidade, Ban Ki-moon.

"Meu governo, por isso, pede a condenação de tais atos de agressão e solicita que se adotem medidas claras e efetivas para pôr um fim a estes atos perigosos e ilegais", acrescentou Khazaee na carta enviada na quinta-feira.

O diplomata revelou que o avião espião voou 250 quilômetros no interior do território iraniano até a região ao norte da cidade de Tabas, onde enfrentou uma "ação rápida e de força" por parte do Exército local.

Diplomatas ocidentais na ONU disseram que é improvável que o Conselho de Segurança, onde os os Estados Unidos têm poder de veto, adote alguma ação a partir da solicitação iraniana.

O Ministério das Relações Exteriores do Irã chamou na quinta-feira o embaixador suíço, que representa os interesses dos Estados Unidos no país, para condenar o que afirmou se tratar de uma violação de seu espaço aéreo, informou a televisão estatal iraniana.

A missão da Otan liderada pelos Estados Unidos no vizinho Afeganistão disse que a reclamação iraniana poderia corresponder a uma aeronave espiã norte-americana que não possui armas e que havia se extraviado recentemente.

A televisão estatal iraniana mostrou fotos da aeronave não-tripulada com uma bandeira norte-americana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”