Guerrilheiro Virtual

domingo, 11 de dezembro de 2011

Sem Lei dos Meios de Comunicação, PIG engorda no Paraná


O Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom), proprietário da Gazeta do Povo e das emissoras afiliadas à TV Globo no estado, adquiriu os jornais Tribuna do Paraná e O Estado do Paraná.

O negócio teria sido fechado entre 8 e R$ 15 milhões e também incluiu o portal de notícias Parana-Online.
 
A Tribuna do Paraná tem as mesmas características do extinto Notícias Populares, de São Paulo, que aborda violência e futebol na capital. Segundo consta, é o jornal de maior vendagem nas bancas.
 
O Estado do Paraná, depois de 60 anos, teve sua edição impressa extinta. O jornal existe somente na versão eletrônica e é publicado no portal Parana-Online — também comprado pelo GRPCom.
 
Os veículos pertenciam até então ao empresário e ex-governador do estado Paulo Pimentel, de 83 anos. O negócio compreende a operação dos três veículos, além do maquinário de impressão e o mobiliário das empresas.
 
Em 2007, Pimentel vendeu ao apresentador Carlos Massa, o Ratinho, quatro emissoras afiliados ao SBT ao preço de R$ 70 milhões.
 
A compra efetuada ontem pelo grupo GRPCom significa que foi dado um importante passo para a formação de um espetacular monopólio de mídia no Paraná.
 
A concentração da propriedade dos meios de comunicação de massa possibilita a ditadura da informação, a verdade e o pensamento únicos, a ausência do contraditório, enfim, representa um duro golpe na democracia.
 
Todos nós sabemos que os donos da mídia têm suas preferências políticas e muitas vezes seus veículos atuam como verdadeiros partidos sem, no entanto, estarem registrados na Justiça Eleitoral. Fingem uma imparcialidade que não existe.
 
Além das tevês abertas e fechadas, jornais, portais, o GRPCom possui emissoras de rádio AM e FM em todos os quadrantes do Paraná.
 
Do Blog do Esmael

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”