Israel pretende receber 40 caças F-35 até 2017. (Foto: Lockheed Martin)
A Força Aérea de Israel está avançando com os planos para adquirir um segundo esquadrão de F-35s Joint Strike Fighters e espera ser capaz de colocar o pedido no ano que vem, e depois resolver o impasse com o Tesouro sobre o orçamento de defesa.
Segundo os planos iniciais, A Força Aérea de Israel deve colocar uma encomenda para o segundo esquadrão no final de 2012 ou início de 2013, e começar a receber os aviões em 2020. É possível, porém, que os EUA anexem o novo pedido com as aeronaves encomendadas em 2010, e acelere a entrega se o pedido for feito em breve.
Israel finalizou a aquisição de seu primeiro esquadrão de 20 caças F-35s num negócio de US$ 2,75 bilhões em outubro de 2010. Os aviões são fabricados pela Lockheed Martin, e os pilotos da Força Aérea de Israel devem começar a treinar com eles nos EUA em 2016, com a entrada em serviço em Israel previsto para o começo de 2017.
O chefe da Força Aérea de Israel, o major-general Ido Nehushtan, que vai deixar o cargo em abril, foi um grande defensor do negócio e superou uma forte oposição dentro do sistema de defesa para obter a aprovação do governo para o acordo em 2010.
Seu sucessor, o atual chefe da Direção de Planeamento da Força Aérea de Israel, Major General Amir Eshel, foi também favorável ao negócio e espera apoiar a encomenda do segundo esquadrão imediatamente após assumir o cargo num mês.
O caça furtivo de quinta geração F-35 é considerado um dos caças mais avançados do mundo, com a habilidade de voar e não ser detectado em território inimigo.
Sua singularidade decorre não só do seus recursos furtivos, mas também de sua suíte de sensores integrados que fornecem aos pilotos uma consciência situacional sem precedentes, e permite o compartilhamento de informações entre as diversas aeronaves.
O segundo contrato provavelmente seria para um número similar de aeronaves e poderia significar – dependendo de quando o segundo acordo for assinado – que a Força Aérea de Israel poderá ter 40 aeronaves operacionais até o final da década. Nehushtan decidiu recentemente que os F-35 serão operados a partir da base aérea de Nevatim, em Negev.
A notícia da possível aquisição de um segundo esquadrão chega em meio a especulações crescentes de que Israel está se preparando para lançar um ataque aéreo contra as instalações nucleares iranianas.
Nos últimos anos, a Força Aérea de Israel tem investido na qualificação de alguns dos seus aviões antigos para missões de longo alcance de ataque. Além dos F-15I e F-16I, a Força Aérea de Israel já teria qualificado mais dois esquadrões de F-15 para missões de longo alcance, armados com bombas inteligentes e tanques de combustível conformais.
A Força Aérea de Israel está também avançando com o programa 2020 Barak que visa ampliar a vida útil de seus caças F-16 C/D para a próxima década.
O primeiro avião chegou em Israel na década de 1980.
Os melhoramentos incluem a instalação de novos sistemas de aviônica, debriefing de missão e sistemas de controles de vôo.
As aeronaves também serão equipadas com novas unidades de telas de alta resolução no painel central, visando aumentar a consciência situacional dos pilotos.
Do Cavok
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