Guerrilheiro Virtual

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Soldados dos EUA posaram com restos mortais de afegãos


As duas imagens publicadas pelo Los Angeles Times mostram cenas fortes registradas em 2010

Thassio Borges, Opera Mundi

A conturbada relação entre Estados Unidos e Afeganistão sofreu um novo revés nesta quarta-feira (18/04) com a divulgação de fotos que mostram soldados norte-americanos posando e rindo ao lado dos corpos de afegãos suicidas. As imagens foram divulgadas pelo jornal Los Angeles Times. A atitude dos combatentes foi criticada até mesmo pela OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

“As ações dos soldados não representam as políticas da Isaf (Força Internacional de Assistência para Segurança, a missão da OTAN no Afeganistão) nem do Exército dos EUA”, afirmou John Allen, responsável pelas operações da Isaf. As fotos foram tiradas em 2010 e chegaram até o Los Angeles Times por meio de um soldado que pediu anonimato.

As duas imagens publicadas pelo jornal mostram cenas fortes registradas em 2010. Nas imagens, soldados da 82ª Divisão Aérea posam e sorriem ao lado de corpos de afegãos que teriam se suicidado com explosivos.

Uma das fotos traz pelo menos dois soldados norte-americanos segurando as pernas de um suicida que, de acordo com a polícia afegã, teria acionado os explosivos para atacar um posto de segurança próximo.

A outra imagem mostra um soldado rindo enquanto, ao fundo, outro combatente posa ao lado de um dos mortos. Nos dois casos, a tropa dos EUA foi informada sobre os ataques e foi até o local para colher as digitais do suicida, procedimento padrão segundo o Los Angeles Times.

Depois de cumprir com suas funções, no entanto, os soldados passaram a tirar fotos ao lado dos corpos caçoando dos suicidas. As imagens foram entregues ao jornal depois de circular por diversas bases dos EUA no Afeganistão.
O soldado responsável pelo envio das 18 imagens autorizou o Los Angeles Times a publicar as fotos, mas pediu anonimato. Segundo o jornal, o militar decidiu divulgar as imagens para denunciar a quebra no comando das tropas que estariam agindo irresponsável colocando em perigo a vida dos demais combatentes.”
 
Foto: reprodução/Los Angeles Times
 
Matéria Completa, ::Aqui::
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”