Desde 1973, o declínio foi de 22 pontos percentuais |
Do total das pessoas ouvidas este ano, 44% afirmaram ter “bastante confiança” nas igrejas. Em 2002, esse percentual foi de 45% e em 1973, quando começou essa série de pesquisa, foi de 66%. De lá para cá, houve, portanto, queda de 22 pontos percentuais.
Até 1985, as religiões organizadas eram as instituições que mais detinham a confiança dos americanos, acima das Forças Armadas e do Supremo Tribunal.
O declínio do prestígio das religiões começou em meados da década de 80, ficado pela primeira vez abaixo de 60%. Na avaliação de estudiosos, essa queda se deve aos escândalos financeiros envolvendo pastores e aos casos de pedofilia cometidos por padres.
Na análise por religião, verificou-se em 2012 que o índice de confiança dos protestantes em suas igrejas é de 56%, contra os 46% dos católicos.
Com informação do Gallup, entre outras fontes.
Do Paulopes
Nenhum comentário:
Postar um comentário
”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”