Guerrilheiro Virtual

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

A Política Econômica, Segundo Dilma

Coluna Econômica 
 
Os discursos de Dilma são o melhor instrumento para saber o que ela pensa sobre economia. A presidente tem por hábito enfiar "cacos" no discurso, explicitando melhor seu pensamento.

Foi o que aconteceu no discurso que proferiu na cerimônia de "As Empresas Mais Admiradas", da revista Carta Capital.

***
Nela, ficou claro o compromisso do governo com a produção, interrompendo vinte anos de desatenção que desarticularam o sistema industrial brasileiro. Ao longo do discurso foi encaixando as principais medidas que seguem a lógica anunciada.

A primeira, foi a importância do câmbio para defender a produção brasileira. Enfatizou que a política econômica dos países centrais - inundando o mercado de moedas ao mesmo tempo em que travam a economia com metas fiscais rígidas - é prejudicial aos países emergentes. Primeiro, por desvalorizar suas moedas, frente às dos emergentes; depois, por manter a economia estagnada. Cada país central mata seu mercado interno com políticas fiscais recessivas; depois desvalorizam suas moedas para que a produção local possa ser direcionada para o mercado externo.

Enfatizou a posição brasileira, de que o câmbio é a pior forma de competição comercial, não estando sujeito a nenhuma forma de controle da Organização Mundial do Comércio.

***
Parte longa do discurso foi explicando as recentes decisões de reduzir o custo da energia. No preço da energia está embutido uma cota de depreciação - que consiste em abater, anualmente, um percentual do valor pago pela concessão. Acontece que a vida útil das usinas é muito maior que a dos contratos de concessão. Dessa forma, terminado o contrato, a concessionária já amortizou completamente o valor pago. A usina continua a operar, totalmente amortizada. Aï o governo faz um novo leilão, é pago um novo valor e a depreciação daquele valor cai na conta do consumidor pessoa física e jurídica.

A partir de agora, explicou Dilma, haverá renovação das concessões, acabando com a cota de depreciação e barateando o custo da energia.

***
Seu modelo de desenvolvimento - explicou ela - não pode contrapor consumo a investimento. As prioridades serão a manutenção das políticas sociais, fortalecendo o mercado de consumo interno, o investimento prioritário em infraestrutura e em inovação.

***
Passadas as eleições, disse ela, será a hora do país se debruçar sobre o que fazer com os recursos do pré-sal. Sua proposta é que seja direcionado para educação.

***
Finalmente, abordou a questão da nova classe média. A partir de agora, disse ela, essa nova classe média será cada vez mais exigente em relação aos serviços públicos e privados. Não aceitará mais celulares que não funcionam, saúde pública que não atenda suas exigências.
 
Isso obrigará a uma nova postura por parte de todos os agentes econômicos.
 
O sonho nosso, como país, terminou ela, é sermos um imenso país de classe média, educada, bem atendida, com saúde.
 
No público, os maiores empresários brasileiros concordando que, finalmente, o país partiu para a batalha da produção. Mas será uma imensa luta recuperar o atraso de tantas décadas.

IPC-S avança em quatro capitais

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) avançou em quatro das sete capitais pesquisadas ao fim de setembro, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV). A maior variação foi registrada em Recife, cuja variação passou de 0,59% para 0,65%, seguido por Porto Alegre (de 0,76% para 0,81%), Salvador (de 0,29% para 0,34%) e São Paulo (de 0,40% para 0,44%). As cidades com menor variação foram Belo Horizonte (de 0,63% para 0,62%), Brasília (de 0,32% para 0,2%) e Rio de Janeiro (0,64% para 0,62%).

Produção industrial avança 1,5% em agosto

A produção industrial cresceu 1,5% no mês de agosto frente ao mês anterior, na série com ajuste sazonal, segundo levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Este foi o terceiro resultado positivo consecutivo nesse tipo de comparação, acumulando um crescimento de 2,3% no período. Em relação a 2011, a indústria apontou queda de 2%, décima segunda taxa negativa consecutiva nesse tipo de comparação, mas a menos intensa desde dezembro último (-1,3%).

Indústria está “deixando para trás” o pior, segundo Mantega

Após a divulgação dos números da produção industrial, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o Brasil deixou para trás o período de crescimento fraco. Para o ministro, “agora, o crescimento começa a acelerar e vai nessa direção até o final do ano”. Mantega ressaltou que o segmento apresentou um primeiro semestre enfraquecido, mas que “já está dando sinais de reação a vários elementos”, como as iniciativas adotadas para a desoneração da folha de pagamento e a depreciação do câmbio.

Dilma reitera críticas a países desenvolvidos

Em pronunciamento realizado no Peru, a presidenta Dilma Rousseff defendeu a ampliação das parcerias entre os países sul-americanos e árabes como forma de reagir aos impactos da crise econômica internacional. Dilma reiterou as críticas ao protecionismo dos países desenvolvidos, como os Estados Unidos, que atinge a economia das nações em desenvolvimento. Ela também reclamou do que chamou de exportação da crise para o mundo, via desvalorização de moedas.

Cepal estima mais crescimento para AL em 2013

A economia da América Latina e do Caribe deve avançar em 2013: relatório elaborado pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe sinaliza um avanço de 4% no próximo ano. Para 2012, a projeção caiu de 3,7% para 3,2%. No caso do Brasil, o relatório destaca que o país “experimentou um processo de desaceleração mais forte que os demais países durante o último semestre de 2011 e somente no início do segundo semestre de 2012 começaram a notar-se alguns sintomas de reativação”.

Preços ao produtor em alta na zona do euro

Os preços ao produtor da zona do euro apresentaram um aumento inesperado no mês de agosto, e atingiram sua maior margem desde janeiro: segundo o escritório de estatísticas Eurostat, os preços nas portas das fábricas nos 17 países que adotam o euro subiram 0,9% ante julho, maior salto desde o início do ano. No ano, os preços ao produtor subiram 2,7%. Ao longo do período, os preços da energia para as fábricas subiram 2,4%, o maior patamar apurado desde janeiro.
 

Enviado por Email Jota

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”