Apesar do apoio da imprensa, Aécio Boladasso não decola
Uma semana após seu lançamento, a conta de Aécio Boladasso no Twitter
já foi suspensa. No Facebook, conquistou apenas 3,7 mil curtidas.
Najla Passos - CARTA MAIOR
Mesmo com a publicidade escancarada - e quase antecipada - de O
Globo, a nova estratégia do senador Aécio Neves (PSDB-MG) para ganhar as
redes sociais decolou tanto quanto mostram as pesquisas eleitorais que a
candidatura do tucano tem decolado na corrida presidencial de 2014. Uma
semana após seu lançamento, a conta de Aecio Boladasso no twitter já
foi suspensa. No facebook,
conquistou apenas 3,7 mil curtidas. O número de interações também deixa
a desejar: são menos de 3,5 mil pessoas falando sobre a página que já
nasceu para ser manchete da imprensa. E muitas falando mal.
Os motivos são vários. Manchete do jornal O Globo quando
tinha apenas uma curtida, a estratégia já foi amplamente criticada por
internautas que odeiam notícias fabricadas. Mas o que pesou
profundamente foi a absoluta falta de originalidade: espécie de cópia
infiel das redes sociais Dilma Bolada, a página que resta à Aécio não
possui, nem de longe, a mesma espontaneidade da primeira.
Criado em 2010 por Jeferson Monteiro, um garoto de 23 anos que não
tem nenhuma relação funcional com o Palácio do Planalto, o perfil fake
assumido da presidenta Dilma Rousseff já arrebatou 162 mil seguidores no twitter, mais de 559 mil curtidores no facebook e 26 mil no instagram.
E surfa em popularidade crescente, com um humor genuíno milhares de
vezes compartilhado nas redes sociais de simpatizantes e não
simpatizantes do governo.
Afinal, quem resiste a fazer piada com a “presidenta veloz e furiosa”
que dribla sua segurança para andar de moto em Brasília e sentir o
vento no rosto? E quem segura as risadas ao ver o vídeo da presidenta
passando as tropas em revista, no 7 de setembro, ao som do funk “Show
das Poderosas”? Como não se divertir com os diálogos imaginários em que
Dilma, também via redes sociais, coloca o presidente dos Estados
Unidos, Barack Obama, no seu devido lugar e atribui o escândalo
da espionagem a uma paixão mal resolvida do homem mais poderoso do mundo
por ela? Ou naqueles em que ela rivaliza com Marina Silva? Só na última
postagem, que idealiza uma enquadrada de Dilma em Eike Batista, foram
mais de 8,4 mil curtidas.
Já a Aécio Boladasso carece profundamente de carisma. Ao invés das
piadas que enaltecem e popularizam a personalidade forte e real da
presidenta, tenta dar ao pré-candidato uma postura tiozão que não
combina com o eterno playboy. “Olá jovens! Tio Boladasso tá carente e
quer conversar no twitter. Vem conversar comigo”, diz um post que
arrebatou míseras 69 curtidas. “A própria personagem da oposição afirma
que a internet é um espaço democrático. Qual o problema de vocês em me
acusar de cópia?”, questiona outro, que alcançou 79 curtidas.
Se é fato que as próximas eleições serão definidas na internet, como
alvoram muitos analistas políticos e comunicadores, o principal
candidato de oposição ao governo começou com o pé esquerdo. Em tempos de
redes sociais, dinheiro para investir em comunicação de campanha
continua imprescindível. Mas tem coisas que só uma boa militância
espontânea consegue fazer.
Nota do Blog: A falta de intimidade de
Aécio Neves e dos Tucanos com tudo o que esteja relacionado à
comunicação, empatia e proximidade com o povo e as "massas", é
impressionante.
Aécio é uma "LIDERANÇA FABRICADA", só
chegou onde está pelo sobrenome que tem, e pelo dinheiro e poder da
família NEVES, além, é claro, da prestimosa ajuda que a MÍDIA lhe dá,
"de graça". É um político medíocre, sem carisma, de discurso opaco. É,
entretanto, a única opção do PSDB, visto que, todos os demais que andam
por lá, são ainda piores e mais apagados.
Do 007bondeblog
Nenhum comentário:
Postar um comentário
”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”