A presidenta Dilma Rousseff encontrou-se em Resende, no sul do estado do Rio, onde participou da cerimônia de entrega de espadim a 441 cadetes da turma Bicentenário do Brigadeiro Sampaio. A cerimônia acontece na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman).
A turma é composta por jovens de todas as regiões brasileiras, sendo 270 do Sudeste, 64 do Sul, 61 do Nordeste, 29 do Centro-Oeste e 11 do Norte. Além deles, há seis cadetes estrangeiros das chamadas nações amigas: Moçambique (2), Angola (2), Guiana Inglesa (1) e Peru (1).
Este ano, a Academia Militar no Brasil comemora o seu bicentenário. O funcionamento da Escola Militar de Resende teve início em 1944. Sete anos depois, foi assinado o decreto que transformou a escola em Academia Militar das Agulhas Negras. Todos os anos, cerca de 430 aspirantes a oficial concluem os cursos da Aman. A Academia forma, nos dias atuais, oficiais das Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações, do Serviço de Intendência e do Quadro de Material Bélico, além de iniciar a formação do Chefe Militar.
Formação – O aluno é selecionado por meio de concurso público e, ao ingressar, passa à condição de praça especial e recebe o título de cadete, posição hierárquica entre subtenente e aspirante a oficial, encerrando o curso básico. Ao final do segundo ano, com a conclusão do curso avançado, o cadete participa da escolha de sua Arma, Quadro ou Serviço. Após os dois últimos anos de formação acadêmica, quando é enfatizada a instrução militar específica, o jovem é declarado aspirante a oficial e recebe o grau de bacharel em Ciências Militares.
A partir daí, o profissional está habilitado a exercer funções nas diversas organizações militares, podendo ainda complementar sua formação com cursos de especialização e extensão. Segundo a Aman, as atividades da Academia contribuem para que a formação profissional do cadete seja uma das melhores entre as realizadas nas escolas militares do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”