Guerrilheiro Virtual

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

'Deputadômetro' gera reclamação de políticos em SC e sai do ar

Não durou um dia no ar o chamado "Deputadômetro", um ranking online com os nomes deputados estaduais catarinenses elaborado de acordo com a atuação na Assembleia Legislativa local. O sistema gerou críticas dos deputados, que o acusaram de ser "injusto" e "mal elaborado".
O projeto foi elaborado pela Facisc (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina). De acordo com a entidade, o sistema funciona acompanhando a atuação dos 40 deputados da Casa.

No Deputadômetro, eles recebem pontos de acordo com a presença em comissões, o número de projetos apresentados e o cumprimento de promessas de campanha, por exemplo. Já outros fatores, como troca de partido, geram um "desconto" na pontuação geral.

Após a atualização dos pontos, é gerado um ranking com os deputados "mais atuantes". Todas as informações utilizadas são públicas, afirmou a associação.

Assim que foi ao ar, durante uma solenidade de lançamento na própria Assembleia, o ranking começou a ser criticado no plenário pelos deputados. O deputado Manoel Mota (PMDB) disse que a Facisc deveria fazer o mesmo com os empresários, para ranquear os sonegadores.

"Não podemos admitir que façam Wikileaks com a Assembleia", disse, se referindo ao site que vazou dados do governo americano.

Já o deputado Maurício Eskudlark (PSDB) disse que "ninguém tem o direito de fazer as vezes de uma corregedoria na Assembleia". Mesmo o primeiro colocado no ranking, o deputado Sargento Soares (PDT), disse que toda pesquisa tem um resultado condicionado pela metodologia escolhida.

Segundo o presidente da Facisc, Alaor Tissot, o ranking foi retirado por alguns dias para avaliar alguns questionamentos dos deputados. "Nosso objetivo é ajudar os parlamentares e não criticá-los sem motivo", declarou, em nota.

Reprodução/Deputadometro.com.br
Página do 'Deputadômetro', criado para fazer um ranking dos 40 deputados estaduais de Santa Catarina

Página do 'Deputadômetro', criado para fazer um ranking dos 40 deputados estaduais de Santa Catarina

*****Qualquer mecânismo de controle de produção da classe política, principalmente os parlamentares, será alvo de criticas e reclamações por parte dos vagabundos que ganham o dinheiro suado do trabalhador brasileiro sem dar o retorno devido que seria no mínimo produzir leis eficazes para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”