Guerrilheiro Virtual

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Lula diz ser 'imbecilidade' falar de 2014 e critica EUA

Ricardo Stuckert 15.ago.2011/Divulgação
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira (18) ser uma "imbecilidade" falar da eleição de 2014 neste momento. Segundo ele, o tempo é para tratar da crise econômica, que é culpa dos países ricos.
Ele criticou os Estados Unidos por antecipar a disputa eleitoral presidencial neste momento de crise.

A fala de Lula aconteceu em um restaurante de Belo Horizonte, com a participação de cerca de 140 políticos mineiros.

A imprensa não teve acesso ao interior do restaurante, mas captou de fora a fala do ex-presidente, que durou aproximadamente 20 minutos.

Ele rebateu o assunto de 2014 trazido à tona nesta semana pelo ministro Paulo Bernardo (Comunicação), em entrevista ao programa "Poder e Política - Entrevista", conduzido pelo jornalista Fernando Rodrigues no estúdio do Grupo Folha em Brasília. O projeto é uma parceria do UOL e da Folha.

Barnardo disse que a definição sobre as eleições de 2014 passa por uma conversa entre Lula e Dilma. O ex-presidente disse que só a presidente Dilma Rousseff poderá iniciar essas discussões.

"Acho uma imbecilidade e loucura falar de 2014 se nem sentamos à mesa para falar de 2012. Sobre 2014, só tem uma pessoa que pode chamar essa conversa, é a companheira Dilma", afirmou o ex-presidente. "Senão começa um debate atravessado."

Lula emendou o assunto dizendo que os problemas atuais são consequência da crise econômica mundial. "Nosso problema é evitar que Brasil seja arranhado nessa crise irresponsável dos países ricos, sobretudo da Europa e dos EUA", disse.

Ele afirmou que a crise na União Europeia ocorre principalmente por "falta de decisões políticas".

"Estou vendo agora uma campanha nos Estados Unidos antecipada em quase dois anos enquanto a crise já poderia ter sido resolvida. Porque a crise não vai se resolver salvando bancos, e sim dando ao povo trabalhador o direito de comprar."

Participaram do almoço, financiado pelo PT-MG, prefeitos e deputados estaduais e federais de diversos partidos. O ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento) também participou do evento.

Lula aproveitou para dizer que é preciso ajudar a dar governabilidade ao governo Dilma. "Temos obrigação de ajudar a Dilma", acrescentando que ela irá surpreender na sua gestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”