Por que o aumento de tarifas de importação dos automóveis foi uma medida correta? - por Marcos Doniseti!
O governo brasileiro está absolutamente correto em sua decisão de elevar as tarifas de importação sobre automóveis e caminhões.
Tal medida protege não as montadoras, mas os empregos dos trabalhadores brasileiros.
E para se entender isso é muito fácil.
A indústria automobilística brasileira gera cerca de 120 mil empregos diretos na montagem dos veículos, mas para cada emprego existente nas montadoras são criados outros 25 empregos nos mais variados setores da economia. São os chamados empregos indiretos.
Assim, no total, cerca de 3 milhões de trabalhadores brasileiros (e que estão entre os mais qualificados e melhor remunerados do país) devem a manutenção dos seus empregos à preservação da produção de automóveis do país em território nacional.
Com relação à uma possível reclamação contra o Brasil na OMC, dificilmente isso irá acontecer porque, nos últimos anos, após o início do colapso do Neoliberalismo globalizado, inúmeros países mundo afora tomaram medidas semelhantes e ninguém reclamou de ninguém na OMC.
Na verdade, em função da crise iniciada em 2008, os governos estão fazendo 'vistas grosssas' para medidas como essa que o governo Dilma tomou.
É bom dizer que, quando se trata de proteger seus empregos, os países ricos são muito mais protecionistas do que nós. E para isso eles se utilizam de todo um arsenal protecionista, como medidas anti-dumping, elevação de tarifas, sobretaxas, cotas, exigências fitossanitárias, entre outras.
Portanto, essa decisão tomada pelo governo Dilma dificilmente será contestada por outros países e é mais do que acertada. Na verdade, tal medida já deveria ter sido tomada há muito tempo.
Afinal, o que está em jogo são os empregos de milhões de trabalhadores brasileiros, muitos dos quais são chefes de família e, portanto, são responsáveis pelo sustento de boa parte da população brasileira.
Valeu, Presidenta Dilma! Assim é que se governa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”