Hamilton Octavio de Souza
Maior prova
A polícia de São Paulo informa que está praticamente esclarecido o grande roubo nos cofres particulares do Banco Itaú, quando dez homens levaram aproximadamente R$ 100 milhões em joias, pedras preciosas e moedas estrangeiras. Alguns dos ladrões foram presos e pouca coisa foi recuperada. O mais curioso mesmo é que apenas 11 dos 142 proprietários de cofres roubados na agência bancária deram queixa na polícia. Por que será?
Rebaixamento
No segundo semestre de 2010, empolgado com o crescimento econômico do ano, o Banco Central divulgou a previsão de que o PIB do Brasil, em 2011, deveria crescer 4,5% em relação ao do ano anterior. No primeiro semestre deste ano o BC trabalhou com a previsão de 4% de crescimento. Agora em setembro baixou para 3,5%. Isso, evidentemente, porque a crise econômica atinge apenas a Europa e os Estados Unidos!
Farsa federal
Mais uma vez o Supremo Tribunal Federal faz onda na mídia em processo contra o deputado federal Paulo Maluf (PP-SP), acusado de desviar quase R$ 900 milhões de obras da Prefeitura de São Paulo, de 1993 a 1996. Tudo indica que o famoso meliante vai escapar mais uma vez de pagar por seus crimes, mesmo porque a prática do STF tem sido a de arquivar ou deixar prescrever os processos contra as elites. É só cortina de fumaça!
Casa assombrada
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo não apenas tenta abafar o escândalo da venda de emendas, denunciado por deputado da base governista. Procura se livrar, também, de uma decisão do Supremo Tribunal Federal, que determinou ao legislativo paulista a divulgação da relação completa de funcionários existentes na Casa. A relutância faz sentido: o número de “fantasmas” concorre com o de trabalhadores efetivos!
Contrassenso
Levantamento do Instituto de Economia Agrícola prevê que a safra da laranja, no Estado de São Paulo, deve saltar das 322 milhões de caixas, em 2010, para 377 milhões de caixas, em 2011. Em compensação, o número de trabalhadores permanentes na lavoura da laranja caiu de 80 mil para 55 mil no mesmo período da colheita. Estima-se que 20 milhões de caixas de laranja não sejam colhidos. Vão apodrecer nos pés!
Vida piorada
De acordo com o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), estudo recente realizado pela própria empresa que assumiu a construção da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, em Rondônia, 74% da população atingida pela obra teve sua condição de emprego e renda piorada com a desapropriação e o reassentamento. No dia 29 de setembro, várias comunidades de reassentados protestaram em frente ao Ibama, em Porto Velho.
Maioria exemplar
Reportagem do jornal O Tempo, com informações da Procuradoria de Justiça de Combate aos Crimes Cometidos por Agentes Políticos Municipais, revela que 443 prefeitos de Minas Gerais – de um total de 853 prefeitos – são investigados em pelo menos um processo. Os crimes mais comuns cometidos pelos prefeitos são fraude em licitação, desvio de verba, crime ambiental e contratação irregular de servidores. Uma triste amostragem do Brasil!
Luta quilombola
A comunidade de Brejo dos Crioulos, localizada no norte de Minas Gerais, tem 512 famílias e luta pela titularização de suas terras há 12 anos. Eles reivindicam 17 mil hectares que estão nas mãos de grileiros e latifundiários. Os quilombolas conseguiram que o processo passasse pelo Incra, pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e, no dia 29 de setembro, a presidenta Dilma assinou a desapropriação da área. Uma grande vitória dos quilombolas. E exemplo para as demais comunidades do Brasil.
Dura realidade
Em visita ao Brasil desde 19 de setembro, o Subcomitê de Prevenção da Tortura da Organização das Nações Unidas tem percorrido estabelecimentos penais de vários estados. Sem alarde e de maneira reservada, o grupo de observadores internacionais está colhendo informações sobre as violações de direitos humanos nas prisões e nos institutos de menores infratores. Vem aí mais um relatório da ONU constrangedor para o Brasil!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”