Guerrilheiro Virtual

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Presidenta Dilma presta homenagem a ‘fundador’ da Turquia moderna

Presidenta Dilma visita Memorial Ataturk, em Ancara, na Turquia.
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Viagens internacionais

A presidenta Dilma Rousseff visitou hoje o Memorial Ataturk, em Ancara, na Turquia, onde participou de cerimônia de deposição de flores em homenagem ao líder Mustafa Kemal Ataturk. Após a cerimônia, registrou em livro uma mensagem ao líder considerado pai da Turquia moderna.

“Em nome de todos os brasileiros e em meu nome como presidenta da República do Brasil estou aqui para homenagear o grande líder, Mustafa Kemal Ataturk, fundador da Turquia moderna e um dos grandes líderes do século XX.”

A presidenta teve encontros com empresários, além de reunião bilateral com o presidente da Turquia, Abdullah Gul, no Palácio Presidencial de Cankaya.

Segundo o Itamaraty, o diálogo político entre Brasil e Turquia se intensificou nos últimos anos, refletindo a posição comum na defesa do multilateralismo, da busca de soluções diplomáticas para tensões internacionais, da melhor representatividade nas instituições de governança global e ao respeito à diversidade.
Na esfera comercial, o intercâmbio entre Brasil e Turquia triplicou desde 2005, atingindo US$ 1,7 bilhão no final de 2010. Em agosto de 2011, a corrente de comércio já ultrapassou o montante de US$ 1,6 bilhão. Ainda de acordo com o Itamaraty, está em negociação a criação de uma área de livre-comércio entre o Mercosul e a Turquia, cujo Acordo-Quadro foi firmado em 2008.
Bandeira da Turquia Clique na bandeira para ver todos os posts da viagem à Turquia.

Do Blog do Planalto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”