Guerrilheiro Virtual

domingo, 11 de dezembro de 2011

O VANT NACIONAL ‘VSX’ DE LONGO ALCANCE (tecnologia brasileira)

Modelo ‘Arara T1’ em operação
AGX (de São Carlos-SP) LANÇARÁ PRODUÇÃO DO VANT ‘VSX’ DE LONGO ALCANCE EM 2012
“Empresa que mais movimentou o setor de ‘Veículos Aéreos Não Tripulados’ (VANT) no país, a ‘AGX Tecnologia’ dá sequência na produção de novos modelos e lançará, no próximo ano, o ‘VSX’.
Trata-se da terceira família de VANTs de uso civil da empresa, sediada no pólo tecnológico e aeronáutico de São Carlos (230 km de São Paulo).
Em 2005 já fora lançado o modelo ‘Arara’, movido à gasolina e pioneiro no Brasil em aviões-robôs de asa fixa.
Projeto VANT Arara (Aeronaves de Reconhecimento Assistidas por Rádio e Autônomas)
Em 2011, a AGX colocou no mercado o ‘Tiriba’, que obteve grande aceitação e procura do mercado, principalmente o agrícola e ambiental. Com motor elétrico, este VANT possui lançamento manual, atinge 80 km/h de velocidade de cruzeiro e pode se manter em operação por uma hora. Ele está sendo utilizado, também, para monitoramento ambiental desde julho passado através de uma parceria envolvendo a Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo.
VANT Tiriba
“Uma característica importante dos nossos modelos é que todos são, na verdade, VANTS multitarefas. Por exemplo, na área civil, eles podem ser usados para aerofotografia para os setores agrícola, ambiental, de mineração e segurança”, destaca o diretor-presidente da AGX, Adriano Kancelkis.
Um dos engenheiros da empresa, Jen John Lee explica, ainda, que a característica multifunção, acrescida da combinação de diferentes autonomias, combustíveis e tetos de voo, tornam esses VANTS altamente competitivos nos mercados nacional e internacional. “Outro diferencial é o custo. Com o emprego de tecnologia 100% nacional, eles podem ser adquiridos por qualquer empresa ou indústria cujas demandas necessitem obviamente de monitoramento aéreo. O ‘Tiriba’, por exemplo, custa a partir de R$ 30 mil, pouca coisa a mais que um carro popular hoje em dia. Mas é importante frisar que existem regras claras regulamentadas pelas entidades competentes do setor aéreo para uso deste tipo de aeronave”, lembra Lee.
O ‘VSX’, com previsão de chegar ao mercado no meio do próximo ano, terá 20 horas de autonomia de vôo e poderá cumprir missões com até 4.000 km de alcance. A velocidade de cruzeiro do modelo da AGX, que o desenvolveu em parceria com a ‘Aeroálcool’ (Franca-SP), a ‘Financiadora de Estudos e Projetos’ (FINEP) e o ‘Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos’ (INCT-SEC) da USP São Carlos, chega a 200 km/h. Esse VANT, assim como os demais aviões-robôs da AGX, possuem vários sistemas de segurança, inclusive paraquedas.
“O ‘VSX’ foi desenvolvido para carregar radar do tipo SAR, que opera as bandas P e X, permitindo, assim, ao sistema mapear, no caso de uma floresta, não só a copa das árvores, mas também o que está por baixo delas, ao nível do solo. O ‘VSX’, quando equipado com esse tipo de sensor, integra um projeto que recebeu investimentos da ordem de R$ 8 milhões da FINEP – o ‘Sarvant’. Nesse caso, a aeronave será utilizada pela fabricante do radar SAR, a Orbisat, com sede em Campinas”, revela o diretor-presidente da AGX. Kancelkis entende, também, que outro grande diferencial dos VANTS da empresa é o baixo custo de operação e manutenção.
Sarvant
Com grande parte do foco voltado para a área civil, a AGX também mira num futuro próximo o setor militar, cuja operação é mais marcante, nesse sentido, no exterior. A empresa já vendeu alvos aéreos para a Marinha Brasileira e deverá produzir o primeiro alvo aéreo supersônico para emprego e treinamento militar. “Por enquanto, nossa relação com o setor militar é apenas de apoio no que se refere ao estudo da complexa tecnologia que envolve a fabricação de sistemas aéreos não tripulados”, fala Kancelkis. Prova disso foi a doação pela AGX, no último mês de outubro, de um VANT ‘Tiriba’ para o Centro Tecnológico do Exército (CETEX), sediado no Rio de Janeiro.”
FONTE: site “DefesaNet” (http://www.defesanet.com.br/tecnologia/noticia/3918/AGX-aposta-em-VANT-de-longo-alcance-em-2012) [imagens aicionadas por este blog 'democracia&política']..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”