Guerrilheiro Virtual

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

EUA CRIAM OUTRA BASE NAVAL NO CARIBE E REFORÇAM AÇÃO IMPERIALISTA


“Os Estados Unidos buscam garantir interesses próprios no Caribe e avançarão sua política imperialista na região com a instalação de uma base naval na República Dominicana, denunciou na terça-feira (21) o canal “Russia Today” (RT).

Washington planeja construir uma base naval na ilha Saona, no extremo sudeste dominicano, com um forte, quartéis e outras instalações militares, com investimento de um bilhão e meio de dólares, comentou a versão em espanhol do RT.

O polítólogo Sandino Astúrias declarou ao canal de televisão russo que o argumento oferecido pelo Comando Sul estadunidense de lutar contra o narcotráfico é só uma justificativa para garantir interesses da Casa Branca na região.

Além disso, isso busca justificar a presença bélica norte-americana na região, pois "não temos visto a efetividade no combate militar ao tráfico de drogas na área", destacou.

De fato, a luta contra o narcotráfico, com essa lógica de intervenção militar preventiva na Colômbia, América Central e Caribe, para nada tem detido o tráfico de entorpecentes, comentou.

O objetivo consiste em aumentar suas posições militares na área, tanto para garantir o controle de recursos naturais na zona caribenha, como para atuar em qualquer conflito, se fosse o caso, estimou Astúrias.

Na segunda-feira (20), ao menos 14 partidos e organizações sociais na República Dominicana se pronunciaram contra a construção da mencionada base naval estadunidense.”
Principais bases militares dos EUA pelo mundo

FONTE: site “Prensa Latina”. Transcrito no portal “Vermelho” (http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=176172&id_secao=7) [Imagens do Google e título adicionados por este blog ‘democracia&política’].
Do Democracia e Política

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”