Até 46 % dos seguidores em twitter de grandes empresas poderiam ser robôs, de acordo com um estudo sobre a comunicação corporativa
O professor de Idiomas Digitais da universidade IULM de Milão, Marco Camisani Calzolari, analisou 39 empresas como Dell, Coca-Cola, Vodafone e Ikea e encontrou que até uns 46 porcento dos usuários que os seguem na realidade não existem, informou Reuters.
O pesquisador utilizou uma amostra aleatória de 10.000 seguidores de cada empresa, analisando seu comportamento por meio de software e algoritmos para averiguar quem era humano.
Pontuação adequada, perfis com um nome, uma imagem ou uma direção física e acesso à rede a partir de diversos dispositivos, são indicadores de que o usuário seria "provavelmente humano". Postar fotos de Instagram e outras aplicações foi também um indicador de humanidade.
Na conta italiana da Dell no twitter, @DellOutlet, foram encontrados alguns dos piores resultados: 45,99 por cento dos usuários eram robôs.
Mais de 44 por cento dos seguidores em twitter da cadeia de supermercados ianque Whole Foods eram robôs, seguidos de perto por Vodafone com 38,77 identificados como não-humanos.
A Vodafone afirma em sua defesa que não mede as atividades dos meios de comunicação "social" pelo número de seguidores que tem, mas pela qualidade das interações.
O gráfico mostra que o número de usuários ativos em Twitter aumentou, mas quantos deles são robôs? Uma porcentagem menor dos seguidores de Coca-Cola e Pepsi resultou serem falsos, com apenas 15,87 e 13,13 por cento identificados como robôs, respectivamente.
O professor Calzolari disse que as empresas não eram as únicas culpadas pela falsificação de seguidores, já que as comunicações em redes "sociais" são a miúdo subcontratadas por terceiros.
Fonte: Lies, damn lies and statistics: Half of twitter followers are robots
Informe original (em inglês): http://www.camisanicalzolari.com/MCC-Twitter-ENG.pdf
Vejam o texto original em LA HAINE.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário
”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”