Guerrilheiro Virtual

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Medidas do governo protegem indústria de aventureiros, diz Mantega

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta terça-feira (2) que o governo toma medidas para proteger a indústria nacional de aventureiros e, em um panorama global, mostrou pessimismo em relação à crise.

Para Mantega, a atual situação de crise mundial "será prolongada", e não vai melhorar, pelo menos, para os próximos dois anos.

Sobre o Plano Brasil Maior, lançado hoje com incentivo ao parque produtivo nacional, o ministro afirmou que o objetivo é assegurar o mercado interno às companhias locais. "Temos que tomar medidas que fortaleçam a indústria brasileira', de forma a garantir que o mercado interno 'pertença à indústria brasileira e não aos aventureiros que vêm de fora."

CÂMBIO

Na apresentação das medidas em cerimônia no Palácio do Planalto, após reunir-se por cerca de três horas com os principais representantes do empresariado para detalhar o plano, Mantega citou que, há uma semana, o governo adotou ações para reduzir a volatilidade da taxa de câmbio, bastante valorizada em prejuízo das exportações, por exemplo.

"Continuaremos tomando medidas cambiais", disse Mantega. "Temos combatido políticas cambiais danosas, evitando que o real seja excessivamente valorizado. Adotamos um conjunto de medidas fortes, para atingir o mercado de derivativos, que é onde se dá uma parte da especulação contra o real", citou, afirmando ainda que não fosse a ação governamental, a cotação do dólar americano "teria ido abaixo de um R$ 1,50".

O ministro da Fazenda começou seu discurso citando a crise da dívida dos Estados Unidos, "que estão à beira de um default", e as dificuldades que atravessam alguns países europeus.

Ele falou ainda da redução do mercado internacional a produtos manufaturados, em decorrência da crise, justificando que o conjunto de medidas de incentivo ao aumento da produtividade da indústria brasileira, lançado no pacote de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”