Guerrilheiro Virtual

sábado, 20 de agosto de 2011

"Um alerta aos homens: o câncer de próstata"


A coluna "A Médica e a Jornalista", assinada pela Anna Barros, traz um tema que é uma das maiores causas de mortes masculinas hoje em dia e que, por causa do exame necessário (acima), é alvo de muito preconceito: o câncer de próstata.

Um alerta aos homens: o câncer de próstata

O câncer de próstata aterroriza muitos homens. Acomete aqueles com mais de cinquenta anos de idade. Há alguns fatores de risco como: idade, história familiar de pai ou irmão com câncer de próstata antes dos sessenta anos de idade, dieta rica em gordura e pessoas com pele negra.

O desenvolvimento da doença é silencioso. 

Muitos pacientes não apresentam sintomas e quando apresentam se manifestam como dificuldade ao urinar e freqüência urinária aumentada durante o dia ou durante à noite. Em uma fase avançada o paciente pode ter dor óssea e até insuficiência renal.

O diagnóstico pode ser clínico através do toque retal, que deve ser feito em todos os homens a partir dos 50 anos com o urologista. Outro exame é a dosagem do PSA, que é o antígeno carcinogênico prostático, que pode sugerir a realização de uma ultrassonografia pélvica ou trans-retal. Essa ultrassonografia pode revelar a necessidade de realização de uma biópsia.

O tratamento do câncer de próstata depende do estagiamento clínico. 

Para doença localizada, se indica cirurgia e radioterapia. Para doença avançada, cirurgia, radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal. A escolha deve ser individualizada e realizada, a critério médico do especialista - que é o urologista.

Os homens brasileiros devem quebrar o tabu e realizar o toque retal com mais freqüência, a fim de que seja detectado precocemente o câncer de próstata e também para que se possa prevenir a doença, que é um dos tumores mais comuns no sexo masculino.

O câncer de próstata é uma ameaça ao sexo masculino que deve ser combatida com prevenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”