Guerrilheiro Virtual

segunda-feira, 16 de abril de 2012

São Paulo cria Comissão da Verdade Municipal

 

A Câmara de Vereadores de São Paulo aprovou na sessão de quarta-feira (11/4), por unanimidade, a instalação da Comissão da Verdade municipal, que deverá investigar os crimes cometidos na capital durante a ditadura militar. O projeto teve 43 votos a favor, 2 contrários e 2 abstenções.

A Comissão deverá ter 7 vereadores e 180 dias para concluir os trabalhos a partir de sua instalação, que tem prazo de 15 dias para ocorrer. O vereador Ítalo Cardoso (PT), autor do projeto e que presidiu em 2009 a subcomissão que acompanhou a abertura dos arquivos da ditadura, afirma que o esforço será compor a Comissão com vereadores que tenham relação com o assunto e o período.

"O que é fundamental na Comissão é que a cidade de São Paulo se coloca na vanguarda. Aqui aconteceram muitos crimes, como a morte de Herzog", lembra ele. O jornalista, inclusive, vai ganhar um busto na praça ao lado da Câmara, segundo o vereador.

Casos
 
Entre os casos que a Comissão deve investigar, além de Herzog, é a morte de Carlos Marighella, emboscado pela repressão em novembro de 1969 e que ganhou nova versão recentemente com revelações do fotógrafo que fez a imagem mais conhecida de seu corpo colocado no carro - na nova versão, a cena do crime foi maquiada.

Ainda há as ossadas de Perus, que o vereador diz pretender atualizar o relatório feito à época, início dos anos 90. Outro caso de enterrados sem identificação e que deverá ser investigado está no cemitério da Vila Formosa, onde havia suspeitas de corpo, mas uma nova quadra de túmulos foi construída em cima.

O vereador diz que a Comissão Municipal deverá trabalhar em compasso com a Estadual e Nacional. (CA)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”