Guerrilheiro Virtual

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Chávez diz que Obama, fora de contexto, é "um bom sujeito"


Caracas, 13 jun (EFE).- O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse nesta sexta-feira que seu colega americano, Barack Obama, isolado do contexto político, "é um bom sujeito".

Recentemente, o presidente dos EUA disse que Chávez não era uma ameaça para a segurança americana, o que provocou críticas entre os republicanos.

"Eu acho que Barack Obama, retire-o da presidência, Barack Obama é um bom sujeito. Se for isolado de seu contexto, no pessoal", declarou Chávez em uma entrevista a um canal regional retransmitida pela emissora estatal "VTV".

O governante admitiu que esta opinião é "uma avaliação pessoal" e disse que espera que "os revolucionários, os bem revolucionários, entendam bem isto".

A declaração de Obama sobre Chávez foi feita num programa de televisão dos EUA. "Entendo que o que o senhor Chávez fez nos últimos anos não teve um impacto sério sobre nós em matéria de segurança nacional", afirmou o presidente dos EUA.

O líder americano afirmou que sua "maior preocupação em relação à Venezuela é que os venezuelanos tenham voz em seus assuntos internos e que, em última instância, possam ter eleições justas e livres".

Chávez frisou que Obama "está em campanha" e "é um candidato", e destacou que quando se encontraram em Trinidad e Tobago, na 5ª Cúpula das Américas, ele assegurou que não iria interferir nos assuntos internos da Venezuela.

"A opinião de Obama deve ser colocada em contexto. Em verdade nós não somos nenhuma ameaça para o governo dos EUA; em verdade foi toda uma patranha do imperialismo mais duro e da extrema direita mundial de que aqui na Venezuela está se enriquecendo urânio, que aqui estamos instalando foguetes com mísseis, que estamos apoiando o terrorismo", acrescentou.

Chávez afirmou que a Venezuela está "batendo duro no terrorismo" e no narcotráfico e disse que quer "a paz no continente". O presidente disse que não conversou por telefone com Obama mas "há amigos comuns que vão e vem e levam mensagens e trazem mensagens".

O líder afirmou que "na medida em que há intenções de aproximação, de lá e daqui vem os franco-atiradores, sobretudo de lá", onde "têm muito poder de chantagem, de ameaça, através dos meios de comunicação".
"Em verdade nós não somos ameaça para ninguém. A Venezuela de hoje não é nenhuma ameaça para ninguém", acrescentou Chávez.

Obama tentará sua reeleição nas eleições de novembro, enquanto Chávez, no poder desde 1999, buscará sua terceira reeleição na votação de 7 de outubro. EFE

Do Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”